Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CALÇADAS E MEIO FIO ECOLÓGICOS

SOLUÇÕES URBANÍSTICAS INOVADORAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE




A Calçada Consciente é constituída de quatro pilares:

• Permeabilidade do solo
• Reciclagem do entulho
• Acessibilidade
• Arborização



Pontos favoráveis do projeto
Acessibilidade e Sustentabilidade

Dentro do conceito de acessibilidade, a Calçada Consciente é mais larga, dando mais espaço ao pedestre; conta com rampas de acesso e não possui nenhum desnível ao longo do perímetro, o que facilita a mobilidade de cadeirantes e outras pessoas que tenham alguma necessidade especial de locomoção. Outro ponto destacado pelo engenheiro Augusto Fernandes, um dos responsáveis pela criação da Calçada Consciente, é que esse novo tipo de passeio público busca um melhor planejamento na hora de construir a calçada, adotando por exemplo, o plantio de espécies mais adequadas ao meio urbano como árvores de pequeno ou médio porte e cujas raízes não estraguem os passeios, tornando-se mais um obstáculo para a mobilidade das pessoas.

A Calçada Consciente também possui ao longo do perímetro uma faixa construída com uma espécie de material que possui uma grande capacidade de absorção da água. “Esse piso especial que é feito com 80% de pedriscos de concreto facilita em muito a drenagem da água das chuvas no meio urbano. Com isso o que acontece é que nós evitamos problemas como alagamentos, enxurradas provocadas pela chuva que estragam ainda mais os passeios, levam o lixo do esgoto para nossos rios e nascentes. Com esse tipo de piso, que tem uma grande capacidade de absorção da água, conseguimos alimentar os lençóis freáticos do solo”, explica o engenheiro Augusto Fernandes ao falar dos ganhos ambientais com o novo modelo de calçada.

Outra vantagem em relação ao aspecto da sustentabilidade é que a Calçada Consciente pode ser feita quase que inteiramente com material reciclável, ou seja, com restos e entulhos gerados pelas obras. “Todo o entulho gerado por uma construção poderá ser usado para fazer uma nova Calçada”, ressalta Augusto.

O vídeo infelizmente está com problemas de áudio

Mas no link abaixo podemos ver o Projeto Calçada Consciente.

Idealização: Ilzézio Inácio Ferreira, diretor presidente da Consciente Construtora, 
Desenvolvimento: Augusto Fernandes especialista em acessibilidade e Engenheiro da Construtora Consciente. 
Fornecedor: Natural Pisos, Piso DrenantePaver Concreto blocos intertravados.


Vale salientar que esse projeto inovador ganhou os prêmios: CREA Goiás do Meio Ambiente e Top Imobiliário ambos em 2009


Veja o projeto completo da Calçada Consciente no arquivo abaixo:
calcada_consciente.pdf



....................................................................................................................................................................
CONDOMÍNIO DESENVOLVE MEIO-FIO ECOLÓGICO NO  DF


Feito de entulho e plástico triturado, a invenção traz economia de 20%, mas o seu maior valor é a preservação do meio ambiente e integração sócio-ambiental.
Já existem dez quilômetros prontos, mas a intensão expandir essa idéia para outros locais.
Com a falta de local para jogar lixo, o condomínio Mansões entre Lagos, em Sobradinho (cidade próxima a Brasília), passou a utilizar plástico triturado para fazer o meio-fio em frente às casas.

Para cada metro de meio-fio, são usadas três garrafas pets cheias de entulho triturado. Ao todo, 30 mil garrafas pet já deixaram de ser lixo para virar matéria-prima na urbanização do condomínio.



Mesmo de perto não é possível perceber a diferença dos meio-fios que são fabricados apenas com cimento. Antes o condomínio comprava as peças de concreto prontas, mas, com a nova técnica, houve economia de 20%. Além de preservar o meio ambiente, o negócio também gerou empregos, uma vez que seis funcionários foram contratados e produzem quase cem metros por dia de meio-fio.

Hoje, sete meses depois de instalada a fábrica, eles já desenvolvem outra técnica de produção. No lugar de três, são usadas cinco garrafas plásticas. O meio-fio pode ser feito no próprio local, o que economiza frete. A profundidade é maior e, por isso, mais resistente.

Os moradores aprovaram a idéia e já se adaptaram. "Eu pego as garrafas lá de caixa e deixo aqui na coleta seletiva da fábrica de meio-fio. O que não pode é jogar na rua. Do contrário, vamos poluir o meio ambiente", ressalta a estudante Vitória, 9 anos.


Fonte: Globo.com

Veja também mais outras opções de boas práticas na execução de passeios públicos e calçadas.

cartilha_passeio_livre.pdf
cartilha_calcada_legal.pdf

Dica:
A dica do Programa Calçada Segura de São José dos Campos, nos foi enviada por Rodrigo Pacheco do grupo "Por uma Caçapava Melhor!!"
É muito importante essa participação, pois reunimos forças para apresentar as melhores sugestões ao município.

urban_calcada_segura.aspx
cartilha_calçada_segura.pdf


Por uma Caçapava melhor - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...