Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROJETO HORTA COMUNITÁRIA/ PARQUE AGRÍCOLA

Trabalho que desenvolve a cooperação entre as pessoas aumentando a percepção de sociedade

Esse projeto prevê tanto a criação de um parque agrícola, que seria o ideal, como o aproveitamento de terrenos urbanos abertos que causem problemas a população com terrenos mal cuidados e sujos. A prefeitura faria a limpeza inicial da área para o início dos projetos de Horta Comunitária.


A Horta Comunitária aplicaria o conceito da agricultura orgânica, que é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade e agrotóxicos.

Sempre que possível, basear-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

Esses conceitos devem ser passados a população através de técnico agrícola da Casa da Agricultura da cidade, que passaria a monitorar o projeto dando sempre apoio técnico quando solicitado.


Essa prática aproxima as pessoas uma das outras e promove um maior contato e entendimento dos processos da natureza. Elevando a percepção da necessidade de maiores cuidados ao meio ambiente natural. Princípios já um tanto esquecidos nos dias de hoje.

Em todo o planeta, já somos 7 bilhões. A expectativa é que a população mundial chegue à marca dos 9 bilhões até 2045. Para explicar as mudanças que ocorrem no mundo e as implicações que elas terão na vida de todos nós, a National Geographic preparou uma reportagem especial.


Demanda por alimentos deve dobrar nos próximos 40 anos. No entanto, só podemos cultivar alimentos em 4% da superfície da Terra, o clima está mudando e os recursos como água e combustível estão sob ameaça. 




Pensando nisso seria muito viável fazer que com que mais pessoas plantem seu próprio alimento, não deixando essa tarefa somente para os agricultores.
Em 1940 cada agricultor produzia alimento para 19 pessoas
Em 1970 cada agricultor produzia alimento para 73 pessoas
Em 2010 um agricultor produziu alimentos para 155 pessoas....




Portanto o grande desafio mundial é conseguir produzir alimento para todas as pessoas no mundo, sabemos que isso não é tarefa fácil e uma das coisas que mais encarece os alimentos é o transporte e as perdas que ele causa. Então quais as vantagens de se produzir o próprio alimento? 
  • Maior contato com a natureza
  • Economia de dinheiro
  • Pouparíamos o Planeta, pois o transporte polui
  • Teríamos alimentos mais saudáveis e frescos
  • Traz benefícios a nossa saúde
  • Estaríamos fazendo uma atividade física
  • Praticamos a integração social
  • Pode gerar renda e inclusão social
  • E aprendemos coisas úteis.

Portanto são muitas as vantagens de se produzir o próprio alimento, isto é saudável para crianças, jovens, adultos e idosos sejam homem ou mulheres. 

“(...) a Terra tem o suficiente para todos. Mas apenas o suficiente”.
(Gandhi, 1949).




Pense nisso!


Por uma Caçapava Melhor - Beer Rock Fest



Um comentário:

  1. 10 anos depois..., adorei a sugestão do projeto e gostaria de fazer parte já q tenho uma boa área verde ociosa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...