Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROJETO PRAÇA DA JUVENTUDE PARA CAÇAPAVA

UM PROJETO QUE FACILITA A INTERAÇÃO ENTRE PESSOAS E ESPORTES

A falta de opção de lazer e esportes na cidade é grande, e as estruturas e espaços destinados para esse fim, não atendem mais as necessidades atuais foram desgastados pelo tempo devido a falta de manutenção periódica. Esses equipamentos se encontram  em áreas pouco atrativas, todos isolados e muitos até abandonados, facilitando a ação de vândalos que acabam depredando os equipamentos de deveriam ser de utilidade pública. 

Algumas quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de skate e bicicross não funcionam tão bem pois como estão isoladas não contribuem para uma maior socialização esportiva e não despertando o interesse de outros praticantes. Um modelo na forma de praça esportiva funciona muito melhor, pois há sempre possibilidade de alguma pessoa estar praticando uma das diversas modalidades de esportes, diminuindo o risco de depredações e aumentando a segurança local.


O projeto Praça da Juventude foi criado em 2007 com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.


Projeto Praça da Juventude

Vista do Projeto Praça da Juventude
Pista de Skate da Praça da Juventude
Vista da Praça da Juventude

Cada praça terá no mínimo 7.000 m²  para conter a construção de: um ginásio poliesportivo com banheiros e vestiários, pistas para salto triplo e à distância (com solado de amortecimento), pistas para caminhadas, quadra de vôlei de praia, áreas de exercícios e alongamentos, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena e teatro coberto, arquibancadas, centro de convivência da terceira idade com sala de ginástica, quiosques de alimentação, dentre outras coisas.




COMO PARTICIPAR

Prefeituras e governos estaduais estão convidados a participar! Para isso, o gestor deve entrar em contato com a Gerência do Projeto.

A propriedade do terreno deve ser do ente que firmará o contrato para execução da obra, ou seja, da prefeitura ou governo do estado, que precisa estar de posse da certidão do terreno. O terreno deve estar nivelado/plano de preferência. Para facilitar a avaliação, é interessante juntar fotos do terreno ao requerimento.

O recurso para execução da obra pode ser obtido de três formas: dotação própria do Ministério do Esporte, recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, emendas parlamentares.

A contrapartida é a mesma prevista em lei para qualquer repasse de obra de infra-estrutura e varia de acordo com a região. Há possibilidade de realizar a construção em etapas, desde que já na primeira fase a obra apresente funcionalidade.

GESTÃO COMPARTILHADA

A gestão da Praça da Juventude é de responsabilidade do ente conveniado. Cabe à prefeitura ou governo do estado administrar os espaços a partir de suas competências. No entanto, por meio de experiências nacionais e ibero-americanas de gestão de equipamentos públicos de lazer, identificou-se práticas de gestão de políticas públicas participativas, implantadas e em fase de implementação. Estas práticas são conhecidas como Gestão Compartilhada.

Na Gestão Compartilhada, além da intervenção do estado, o desenvolvimento (humano, social ou sustentável) exige o protagonismo local. Ou seja, a atuação das pessoas que vivem em suas comunidades e que conhecem, como ninguém, cada particularidade, cada necessidade. Com o compromisso e a adesão da comunidade local as políticas de indução ou promoção do desenvolvimento têm maior chance de êxito. Por ser participativa, a estratégia de gestão compartilhada contribui para o crescimento do capital humano e social, ampliando as possibilidades de a população local sentir-se “dona” de seus direitos e deveres, facilitando a conquista da boa governança.

A estratégia será submetida para análise e discussão dos governos federal, estadual e municipal junto à sociedade civil organizada em um seminário que o Ministério do Esporte promoverá em 2011. A partir daí será desenvolvido, sob a supervisão da Gerência de Projetos do Ministério do Esporte, um modelo de gestão para as Praças da Juventude.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
www.esporte.gov.br
Blog Praça da Juventude
Lei de incentivo ao esporte

CONTATO
Ministério do Esporte / Secretaria-Executiva
Responsável: Luiza Rangel
E-mail: pracadajuventude@esporte.gov.br
Telefone: (61) 3217-1847
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco A, sala 748 - CEP.70054-906 Brasília- DF



**A sugestão é que esse projeto seja implantado junto ao Centro Cultural de Caçapava.

"O esporte auxilia na formação dos jovens, aumenta a auto-estima e facilita a socialização das pessoas, e para que a cidade atinja bons níveis de qualidade de vida, projetos como esse são indispensáveis". 

Por uma qualidade de vida melhor - Beer Rock Fest

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...