Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

domingo, 15 de janeiro de 2012

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VOLTADOS PARA A GESTÃO DA CIDADE

Muito dos temas que abordo neste blog são considerados pelos moradores da cidade algo difícil de ser implantado, por sugerir muitas das vezes, a visão de um "ambiente perfeito", passando uma ideia para algumas pessoas de utopismo. Recebi também algumas críticas ao expor minha visão de planejamento futuro no grupo virtual Por uma Caçapava melhor!!!. Li coisas do tipo: "Por favor, vamos ter o pé no chão!". 
É preciso ter objetivos ambiciosos mas não impossíveis de serem realizados. A qualidade de vida que queremos depende da qualidade do ambiente urbano, sendo assim é preciso disciplinar uma explosão urbana com planejamento. 


É regulamentando melhor o uso e ocupação do solo, que se impede a expansão urbana, que muitas vezes, ocupa áreas cultiváveis, indispensáveis para assegurar a alimentação da população (caso do Jardim Primavera). O planejamento adequado também pode coíbir o surgimento de favelas, diminuir a falta de saneamento, poupando as áreas de proteção ambiental e melhorando assim a qualidade da água pois o esgoto deixaria de ser lançado sem tratamento nos rios. Esses são alguns dos benefícios que um bom planejamento traz.
  • Agora vem a questão: Para que um cenário desses se realize é necessário muito dinheiro? 
  • A resposta é : Invista primeiro em pessoas, dê qualificação necessária a seu servidor, pois esse investimento terá retorno garantido ao município.
A proposta dessa postagem é justamente essa, formar parcerias para que o servidor público possa se especializar e trazer um retorno ao município através de bons serviços prestados. 


Um curso de Administração Pública / Gestão Pública voltado para a prática, pode trazer excelentes resultados a médio prazo, logo após sua implantação. 

O que faz um gestor público? 
Ele se encarrega de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo, o administrador público é essencialmente um planejador. Cada vez mais requisitado pelo mercado, ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais. Os profissionais são habilitados para o planejamento e a gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais e também são requisitados em agências reguladoras e de fomento social.

A proposta para Caçapava:

Criar uma parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) 


Ela é uma Fundação ligada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, que apoia os municípios no aprimoramento da gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.

O que faz o Cepam?

O Cepam, há 43 anos, realiza estudos, propõe soluções e orienta os administradores municipais, por meio de pareceres técnicos e jurídicos. Produz conhecimento e oferece cursos de formação e aperfeiçoamento dos agentes públicos. Promove a troca de informações e o registro de experiências bem-sucedidas de gestão municipal. Também é parceiro de diversas secretarias de Estado na discussão e viabilização de suas políticas nos municípios.

Missão

Fortalecer os municípios, desenvolvendo a gestão e as políticas públicas.

Objetivos 

• Dar suporte à administração, à execução do plano de governo, e ao exercício de mandato.
• Apoiar os entes federados na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de interesse municipal (subsídio às políticas públicas descentralizadas).
• Formar agentes públicos com capacidade reconhecida.

Valores

• Inovação permanente
• Valorização profissional
• Sustentabilidade
• Transparência
• Democracia 

Formas de atuação

• Consultoria jurídica, administrativa, orçamentário-financeira, contábil e de políticas públicas, realizadas por meio de respostas técnicas e de pareceres. 
• Promoção de estudos, pesquisas e difusão de experiências bem-sucedidas de gestão municipal.
• Realização de cursos de formação e aperfeiçoamento dos agentes públicos.
• Apoio às Escolas Municipais de Governo .
• Capacitações regionais, fortalecendo a articulação entre pares e garantindo alta capilaridade do Cepam em todo o Estado.
• Produção de conhecimento e elaboração de publicações de interesse municipal. 
• Criação de observatórios para acompanhamento de políticas públicas.
• Parceria com instituições de excelência na realização de projetos. 
Mais informações sobre o Cepam no site:  www.cepam.sp.gov.br


OUTRA IMPORTANTE ENTIDADE DO GOVERNO DO ESTADO.



CENTRO PAULA SOUZA

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, promove a educação profissional pública dentro de referenciais de excelência, visando ao atendimento das demandas sociais e do mundo do trabalho. Estimulando sempre a busca de interesses comuns nas iniciativas pública e privada para o aprimoramento do conhecimento, da formação profissional e da gestão administrativa de modo a prover a sustentabilidade da instituição. Esse centro é responsável pelos Etecs (escolas técnicas) e as Fatecs (faculdades de tecnologia), que seriam muito bem vindos se fossem firmados convênios com a cidade.

ETEC

O Centro Paula Souza mantém 203 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, distribuídas por 152 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 101 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 7 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diversos cursos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). 


FATEC
O Centro Paula Souza também mantém 51 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), distribuídas em 47 municípios paulistas. As Fatecs ministram 60 cursos de graduação tecnológica, que têm uma carga horária de 2.400 horas, com três anos de duração. Diversos cursos estão passando por uma atualização para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).


"Deixamos de evoluir como pessoas e cidades se não investimos na formação e no aprimoramento humano."


Mais informações sobre o Centro Paula Souza:  www.centropaulasouza.sp.gov.br



Desenvolvimento Sustentável




Para que se atinja o desenvolvimento sustentável desejado é preciso criar soluções inovadoras, o futuro da cidades não pode estar submetido, no longo prazo, às incertezas do mercado. Deve ser orientado pelas autoridades locais, por meio da criação de uma política de desenvolvimento sustentável que priorize o ser humano. 


Para se atingir o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação dos recursos naturais, devemos estipular metas claras para que os novos gestores deem continuidade ao plano de gestão e aprendam a equalizar as diferentes funções urbanas entre habitação e trabalho, diversidade social nos bairros, gerenciamento do transporte de mercadorias e pessoas, proteção da qualidade do ar e da água, redução da poluição sonora, investir pesado em gestão de resíduos e principalmente ter uma política de acompanhamento e avaliação que inclua os moradores, valorizando as iniciativas, fazendo que esses assumam um papel pedagógico de difundir os conceitos entre as comunidades locais, ou até em âmbitos maiores, disseminando esses valores até atingir outras cidades. 


Precisamos de um Plano Diretor Participativo, e outra mentalidade para abordar os novos desafios de se desenvolver sustentavelmente. Exija uma maior participação na gestão municipal. CAÇAPAVE-SE!!!


"A sustentabilidade também deve contemplar a viabilidade econômica do projeto, garantindo sempre a qualidade das tecnologias a serem empregadas."

Saiba mais sobre plano diretor participativo no site: www.cidades.gov.br


Por uma Gestão Pública Sustentável - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...