Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL – PAIS



O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, uniram-se para fazer a diferença através de um trabalho articulado com comunidades de baixa renda, contribuindo para a inclusão econômico- social e proporcionando um salto de qualidade de vida de forma integrada e sustentável. 



Partindo do princípio de que o mundo vive imerso em valores ditados pela globalização e pelo neoliberalismo econômico, em uma pequena fatia privilegiada da humanidade imperam o consumo e a corrida pela alta produtividade sem a devida preocupação com as conseqüências desse processo, especialmente a degradação ambiental. 

Planta esquemática do Projeto PAIS


Na outra parte do mundo, onde sobrevive a maioria da população de nosso planeta, a realidade é bem diferente. Muitos enfrentam um processo degradante de retirada de seu sustento até mesmo dos lixos urbanos, situação que se repete diariamente deixando que o ser humano perca a esperança e a dignidade. 




Diversas políticas públicas vêm sendo desenvolvidas para combater essa triste realidade. Mas ainda há muito o que se fazer para que seja erradicado o problema da miséria em nosso país. Pensar uma política que resolva definitivamente a questão da fome e da pobreza significa partir de idéias e princípios que respeitem a vida, os hábitos e costumes da população e principalmente garantam a sustentabilidade das comunidades de baixa renda. 



A tecnologia social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) inspirou-se na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca: 


• Estimular a agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos;
• Reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; 
• Diversificar a produção;
• Utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos; 
• Alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades; 
• Evitar o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor;
• Produzir em harmonia com os recursos naturais.



Se organizando e comercializando a produção:

Os produtores rurais que aderirem à Tecnologia Social PAIS precisam desenvolver também comportamentos empreendedores para assegurar bons negócios. Devem criar canais de comercialização por meio de contatos com as prefeituras, os órgãos públicos estaduais e federais e o comércio local.

Organizados em entidades, a exemplo de associações e cooperativas, os agricultores familiares reúnem condições para participar de compras governamentais como fornecedores de alimentos. Existem compras diretas feitas pelas prefeituras e por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Um ponto importante para o sucesso da tecnologia social passa pelo incentivo a ações coletivas dos produtores para melhorar a organização da comunidade e criar novas formas de comercialização. Daí porque a capacitação do sistema fornece orientações sobre:


• Cultura associativa
• Empreendedorismo
• Acesso aos mercados locais e regionais


Acesse a Cartilha do programa e veja o passo a passo para sua implantação: 















Cartilha do Projeto PAIS passo a passo - Ministério da Integração / Governo Federal
www.mi.gov.br/download/download./cartilha_pais.pdf

Outras cartilhas complementares ao Programa - PAIS


1ª) Cartilha 1º Passos - Ensina a estabelecer uma unidade PAIS.


Cartilha PAIS primeiros passos


2ª) Cartilha de Dicas & Truques de Agroecologia para o PAIS


Cartilha PAIS Dicas e Truques de Agroecologia


3ª) Cartilha de Aproveitamento Integral (ainda em desenvolvimento)


Cartilha PAIS Aproveitamento Integral


As versões on line desta publicação e do vídeo da Tecnologia Social PAIS estão também disponíveis na Internet, nos sites das instituições parceiras:

O alcance desses objetivos só é possível devido à iniciativa e à criatividade dos produtores rurais e do incentivo de instituições capazes de fomentar e articular ações que gerem sustentabilidade.


Caçapava possui um Galpão de Agronegócios, mas certamente é mais uma das idéias implantada na cidade que faltou estudo de viabilidade, gestão, acompanhamento técnico, critério de avaliação de desempenho, cobrança por parte das associações rurais e discussão produtiva junto ao poder público. 




"É importante dar o valor merecido aos agricultores, pois eles produzem todo o alimento que consumimos, pense que sem a figura do produtor, todos nós teríamos que produzir sozinhos nossos próprios alimentos".

Por uma agricultura mais justa e sustentável  - Beer Rock Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...