Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

sábado, 28 de abril de 2012

PLACAS DE SINALIZAÇÃO FEITAS DE PET RECICLADO


Criada a partir da união das empresas Urbanize e Expotec, a Ecoplaca faz da consciência ambiental sua maior fonte de inspiração.

Com produtos ecológicos e soluções criativas e sustentáveis, as ideias inovadoras são fundamentais para fazer do mundo um lugar melhor, reutilizando materiais, reciclando conhecimentos e compartilhando resultados. 

Mas para que haja transformações, não basta criar produtos inovadores, é necessário que cada vez mais os gestores municipais se atualizem e invistam nesses novos produtos, incentivando o setor empresarial e outros segmentos como o comércio e a população a buscarem alternativas sustentáveis para as cidades.

A Ecoplaca usa em seus produtos, insumos e matérias primas ecologicamente corretos, com destaque para o PET reciclado. 


Placa de sinalização feita de PET Reciclado da Prefeitura de Sorocaba





A Urbanize é pioneira na impressão gráfica de chapas laminadas a partir do PET reciclado. Este trabalho começou em 1999, através de grupo formado entre a Expotec, a Urbanize, a   KGM Plásticos Laminados Ltda,  a Soma plásticos e o sistema CEADEC. Catadores de papel, dentre outras cooperativas foram beneficiados com o fomento no uso de garrafas e outras embalagens, em chapas empregadas na comunicação gráfica.



Veja alguns dos produtos da empresa, desenvolvidos a partir do PET reciclado.
  • Placas para sinalização urbana, logradouros públicos;
  • Placas para obras e sinalização provisória;
  • Placas para sinalização gráfica; 
  • Tapumes ecológicos;
  • Cavaletes Ecológicos;
  • Sinalização provisória;
  • Réguas e canetas;
  • Capas para encadernação;
  • Cartão magnético;
  • E muitas outras aplicações na área de comunicação gráfica.
Visite:

Assista o vídeos nos link abaixo e comprove como é importante reaproveitar e destinar o lixo corretamente.


A placa de sinalização feita de PET Reciclado sem valor comercial evita os roubos de placas urbanas.

Mas o que é o PET?

Politereftalato de etila, ou PET, é um poliéster, polímero termoplástico ou plástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941. Esse material possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.

As garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, já no começo dos anos 80, os Estados Unidos e o Canadá iniciaram a coleta dessas garrafas, reciclando-as inicialmente para fazer enchimento de almofadas. Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios.

Mais tarde na década de 90, o governo americano autorizou o uso deste material reciclado em embalagens de alimentos. 

PET no BRASIL
No Brasil foi fundada em 1995, a ABIPET que tem como objetivos promover a utilização e reciclagem das embalagens de PET, incentivar o desenvolvimento tecnológico, aplicações para o PET reciclado e divulgar as ações do setor. 

A Entidade representa cerca de 80% da Indústria do PET no Brasil e é a maior deste segmento em toda a América Latina. Segundo levantamento do último censo de reciclagem de PET no Brasil, registrou que somente 55,8% do total de PETs consumidas no país são reciclados. 

O próximo censo será apresentado na  Conferencia Internacional da Indústria do PET. O PETtalk como é chamado o evento, acontecerá no Teatro do Hotel Renaissance em São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho deste ano.

Educação Ambiental e Sustentabiliade
A necessidade de se ampliar a educação ambiental e os pontos de coleta, para atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma preocupação que se faz cada vez maior entre a sociedade.

As vantagens de reciclar produtos que virariam lixo nas cidades é justamente promover a  responsabilidade social e conscientização ambiental, propiciando renda e trabalho à uma população que gira em torno da cadeia do produto reciclado. Sem dúvida um grande passo para um futuro sustentável e com uma melhor qualidade de vida para todos.

PET descartadas na natureza


Leis sobre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos
Decreto nº 7.404, que regulamenta a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). Todos municípios devem possuir um plano para gestão dos resíduos sólidos. Os planos estaduais, Microrregionais e de Regiões Metropolitanas, intermunicipais e municipais têm o prazo de um ano para serem criados. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Especiais ficam sob determinação dos municípios. Outra meta ambiciosa da PNRS é acabar de vez com os lixões até 2 de agosto de 2014 e implementar a coleta seletiva em todo o país.

Decreto nº 7.405, que instituiu o Programa Pró-Catador, que tem a finalidade de integrar e articular as ações do Governo Federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento.

As normativas possuem a importância de integrar e articular questões voltadas a proteção ambiental e inclusão social. Um grande avanço para toda a sociedade que vai se beneficiar das vantagens que a promoção da gestão de resíduos sólidos traz.

"Só é possível transformações significativas, com entendimento e boa vontade entre: Poder Público, Setor empresarial e Sociedade, todos precisam tomar ciência de suas responsabilidades no âmbito social e ambiental." 

  Por uma maior qualidade de vida em Caçapava - Beer Rock Fest


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...