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segunda-feira, 30 de abril de 2012

TRANSPORTE URBANO MOVIDO A HIDROGÊNIO

Imagine uma cidade sem barulho de carros e ônibus. Você os vê andando, mas não os ouve. Imagine uma cidade sem poluição de ar. Imagine o que isso pode significar para a qualidade de vida e saúde das pessoas que moram nesta cidade. Imagine que este ônibus é movido a hidrogênio e oxigênio do ar e que o hidrogênio pode ser produzido de diversas fontes renováveis (por meio de energia solar, eólica, hidroelétrica e biomassa – etanol).

O Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Global Environmental Facility (GEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) estão dando andamento ao projeto Estratégia Energético – Ambiental: Ônibus com Célula a Combustível Hidrogênio, o qual representa o ponto de partida para o desenvolvimento de uma solução mais limpa para o transporte público urbano no Brasil.


Ônibus movido a Hidrogênio - Emissão Zero de Poluentes

Veja mais fotos nesse linkEMTU OFICIAL

O projeto consiste na aquisição, operação e manutenção de até cinco ônibus com célula a combustível hidrogênio, mais a estação de produção de hidrogênio por eletrólise e abastecimento dos ônibus, além do acompanhamento e verificação do desempenho desses veículos, que serão utilizados no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus / Jabaquara), localizado na Grande São Paulo e gerenciado pela EMTU/SP, com o intuito de:
  • Desenvolver meios de transporte coletivo com emissão zero de poluentes e que contribuam na redução dos níveis de dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx), material particulado, óxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC).;
  • Obter conhecimento dessa tecnologia mundialmente inovadora, permitindo ao Brasil ocupar uma posição de destaque em virtude de seu mercado em potencial;
  • Desenvolver tal tecnologia no Brasil, junto às operadoras de ônibus, fabricantes, universidades, escolas, visando criar um novo mercado;
  • Desenvolver especificações brasileiras para produção, manuseio e aplicação estacionária e veicular possibilitando o desenvolvimento e utilização do hidrogênio com segurança e eficiência.

Porque o Brasil?
O projeto brasileiro foi escolhido pelo PNUD/GEF em função de alguns aspectos importantes:

Aspectos Econômicos:
  • O Brasil é uma economia emergente;
  • Os ônibus possuem papel importante no transporte urbano brasileiro;
  • O Brasil é o maior mercado mundial de ônibus;
  • O Brasil é o maior produtor mundial de ônibus – 50.000/ano;
  • A frota de ônibus na Região Metropolitana de São Paulo é a maior do mundo.
Aspectos Ambientais:
  • São Paulo tem um dos maiores problemas de poluição mundial;
  • Os veículos motorizados são responsáveis por 90% das emissões de poluentes na atmosfera;
  • A maioria dos ônibus tem motores a diesel com alta emissão de Nox e particulados;
  • Há várias fontes de hidrogênio no Brasil;
  • Brasil é líder na redução de GHG por meio do uso de energia hidroelétrica e do etanol.

Funcionamento do ônibus

O ônibus movido à célula a combustível a hidrogênio tem motor elétrico e uma capacidade para carregar 45 Kg de hidrogênio em nove tanques, além de possuir três baterias de alto desempenho. A média de consumo de hidrogênio é de 15 kg/100 km.

Movido à tração elétrica híbrida (célula a combustível a hidrogênio + baterias), o veículo tem autonomia de rodagem de 300 km com hidrogênio. Se necessário, consegue rodar mais 40 km utilizando bateria, somente.

O sistema de célula a combustível não produz nenhum tipo de poluente. É diferente dos ônibus de motor a diesel, no qual a energia térmica é transformada em energia mecânica, ao mesmo tempo em que o combustível queimado gera resíduos poluentes.

Características do veículo

  • Tipo: Padron (12,6 m de comprimento)
  • Capacidade: 40 passageiros (1 motorista / 29 sentados / 9 em pé / 1 cadeirante)
  • Potência: 230 kW
  • Autonomia: 300 km
  • Consumo de hidrogênio: 15 kg / 100 km
  • Três portas no lado direito
  • Piso baixo total (low-floor) para maior conforto e acessibilidade aos passageiros
  • Acessibilidade (espaço reservado para cadeirante, rampa de acesso, sistema de ajoelhamento, assentos estofados especiais)
  • Ar-condicionado
  • Baixo nível de ruído
  • Emissão zero de poluentes
  • Sistema informatizado total de controle e diagnóstico

Abastecimento

O projeto inclui a instalação de uma estação de produção e abastecimento de hidrogênio em São Bernardo do Campo (SP), na garagem da Concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara). A unidade ficará no mesmo complexo onde se localiza a sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, coordenadora nacional do Projeto e gerenciadora do Corredor.

A estação de abastecimento de hidrogênio, que será montada pela BR Distribuidora, com apoio técnico da Petrobras, da Hydrogenics e da AES Eletropaulo, permitirá uma operação completamente livre de emissões de gás carbônico, segura e não poluente. Além disso, terá potencial para tornar viável a substituição em larga escala de ônibus convencionais a diesel por ônibus movidos a células a combustível, a partir da utilização de hidrogênio produzido pela eletrólise da água a baixo custo com hidroeletricidade. Os dois elementos para a produção de combustível limpo (hidrogênio) - água e hidroeletricidade - estão imediatamente disponíveis no Brasil.

Processo de produção

A estação usa eletricidade para separar as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio por meio do processo de eletrólise. As moléculas de oxigênio serão liberadas para atmosfera e o hidrogênio será reservado e comprimido para abastecer o ônibus.

Veja ilustração abaixo:


A água a ser utilizada será purificada por meio de um sistema de osmose reversa. Cerca de 50% dela terá qualidade suficiente para ser usada no processo produção de hidrogênio e oxigênio. O restante (50%), em forma de água pesada, não é potável e nem apropriada para o consumo humano, mas poderá será utilizado na lavagem dos veículos e jardinagem.


Relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aponta que a qualidade do ar no eixo Taubaté, Caçapava, São José dos Campos e Jacareí apresenta nível de “saturação severa”. 

Em nossa região, o ozônio (O³) é o que mais afeta a qualidade do ar, de acordo com os parâmetros analisados pela companhia.
As emissões veiculares são as principais fontes de formação de ozônio.

Observem que na (foto) o caminhão da limpeza urbana aqui de Caçapava, esta com o motor desregulado e emitindo um excesso de poluição no ar que todos nós vamos respirar.


Esperamos que agora com formação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVP), esse problema seja discutido de forma mais efetiva e aponte soluções para a redução desse problema que contribui ativamente para a queda da qualidade de vida da população e gera um problema de saúde pública, visto que a poluição causa ou agrava doenças respiratórias e alérgicas – como rinite, otite, amidalite, sinusite, bronquite e pneumonia.

Hoje, as doenças respiratórias são a 3ª causa de mortes no mundo todo, ganhando da AIDS e só perdendo para as doenças cardiovasculares e os derrames.

O incentivo ao uso de combustíveis mais limpos ajuda a reduziria em 43% as substâncias responsáveis pelo nível de ozônio. 

"A evolução tecnológica aplicada ao transporte público, estão surgindo, devido as novas exigências da mobilidade urbana. É muito importante ficar atento as mudanças visando principalmente o desenvolvimento sustentável do sistema de transporte urbano com baixo consumo de energia e de emissões de CO²."


Por transportes mais limpos e eficientes - Beer Rock Fest

sábado, 28 de abril de 2012

PLACAS DE SINALIZAÇÃO FEITAS DE PET RECICLADO


Criada a partir da união das empresas Urbanize e Expotec, a Ecoplaca faz da consciência ambiental sua maior fonte de inspiração.

Com produtos ecológicos e soluções criativas e sustentáveis, as ideias inovadoras são fundamentais para fazer do mundo um lugar melhor, reutilizando materiais, reciclando conhecimentos e compartilhando resultados. 

Mas para que haja transformações, não basta criar produtos inovadores, é necessário que cada vez mais os gestores municipais se atualizem e invistam nesses novos produtos, incentivando o setor empresarial e outros segmentos como o comércio e a população a buscarem alternativas sustentáveis para as cidades.

A Ecoplaca usa em seus produtos, insumos e matérias primas ecologicamente corretos, com destaque para o PET reciclado. 


Placa de sinalização feita de PET Reciclado da Prefeitura de Sorocaba





A Urbanize é pioneira na impressão gráfica de chapas laminadas a partir do PET reciclado. Este trabalho começou em 1999, através de grupo formado entre a Expotec, a Urbanize, a   KGM Plásticos Laminados Ltda,  a Soma plásticos e o sistema CEADEC. Catadores de papel, dentre outras cooperativas foram beneficiados com o fomento no uso de garrafas e outras embalagens, em chapas empregadas na comunicação gráfica.



Veja alguns dos produtos da empresa, desenvolvidos a partir do PET reciclado.
  • Placas para sinalização urbana, logradouros públicos;
  • Placas para obras e sinalização provisória;
  • Placas para sinalização gráfica; 
  • Tapumes ecológicos;
  • Cavaletes Ecológicos;
  • Sinalização provisória;
  • Réguas e canetas;
  • Capas para encadernação;
  • Cartão magnético;
  • E muitas outras aplicações na área de comunicação gráfica.
Visite:

Assista o vídeos nos link abaixo e comprove como é importante reaproveitar e destinar o lixo corretamente.


A placa de sinalização feita de PET Reciclado sem valor comercial evita os roubos de placas urbanas.

Mas o que é o PET?

Politereftalato de etila, ou PET, é um poliéster, polímero termoplástico ou plástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941. Esse material possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.

As garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, já no começo dos anos 80, os Estados Unidos e o Canadá iniciaram a coleta dessas garrafas, reciclando-as inicialmente para fazer enchimento de almofadas. Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes, como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios.

Mais tarde na década de 90, o governo americano autorizou o uso deste material reciclado em embalagens de alimentos. 

PET no BRASIL
No Brasil foi fundada em 1995, a ABIPET que tem como objetivos promover a utilização e reciclagem das embalagens de PET, incentivar o desenvolvimento tecnológico, aplicações para o PET reciclado e divulgar as ações do setor. 

A Entidade representa cerca de 80% da Indústria do PET no Brasil e é a maior deste segmento em toda a América Latina. Segundo levantamento do último censo de reciclagem de PET no Brasil, registrou que somente 55,8% do total de PETs consumidas no país são reciclados. 

O próximo censo será apresentado na  Conferencia Internacional da Indústria do PET. O PETtalk como é chamado o evento, acontecerá no Teatro do Hotel Renaissance em São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho deste ano.

Educação Ambiental e Sustentabiliade
A necessidade de se ampliar a educação ambiental e os pontos de coleta, para atender as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma preocupação que se faz cada vez maior entre a sociedade.

As vantagens de reciclar produtos que virariam lixo nas cidades é justamente promover a  responsabilidade social e conscientização ambiental, propiciando renda e trabalho à uma população que gira em torno da cadeia do produto reciclado. Sem dúvida um grande passo para um futuro sustentável e com uma melhor qualidade de vida para todos.

PET descartadas na natureza


Leis sobre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos
Decreto nº 7.404, que regulamenta a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). Todos municípios devem possuir um plano para gestão dos resíduos sólidos. Os planos estaduais, Microrregionais e de Regiões Metropolitanas, intermunicipais e municipais têm o prazo de um ano para serem criados. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Especiais ficam sob determinação dos municípios. Outra meta ambiciosa da PNRS é acabar de vez com os lixões até 2 de agosto de 2014 e implementar a coleta seletiva em todo o país.

Decreto nº 7.405, que instituiu o Programa Pró-Catador, que tem a finalidade de integrar e articular as ações do Governo Federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento.

As normativas possuem a importância de integrar e articular questões voltadas a proteção ambiental e inclusão social. Um grande avanço para toda a sociedade que vai se beneficiar das vantagens que a promoção da gestão de resíduos sólidos traz.

"Só é possível transformações significativas, com entendimento e boa vontade entre: Poder Público, Setor empresarial e Sociedade, todos precisam tomar ciência de suas responsabilidades no âmbito social e ambiental." 

  Por uma maior qualidade de vida em Caçapava - Beer Rock Fest


domingo, 1 de abril de 2012

ADESÃO AO CONCEITO: UNIVERSIDADE DA CIDADE



A UNIVERSIDADE DA CIDADE


É um espaço onde o conhecimento não tem barreiras. Essa é a proposta da Universidade da Cidade, um conceito novo que começa a ser desenvolvido pelo Sistema FIEP e que tem como origem uma proposta do urbanista Gilberto Coelho. Inspirada nas open universities (universidades abertas), que surgiram no Reino Unido na década de 80, a Universidade da Cidade pretende ser um centro de formação continuada dos cidadãos, onde eles encontram o conhecimento que precisam para melhorar sua qualidade de vida - abrindo portas no mercado de trabalho, ensinando o uso de novas tecnologias, mostrando como melhorar a saúde e a convivência no espaço urbano. Democrática e presente em todos os lugares através da internet, a Universidade da Cidade é um dos pilares para a construção de uma verdadeira cidade do conhecimento.




www.cidadesinovadoras.org.br
www.fiepr.org.br

"Em um mundo competitivo é difícil imaginar algo assim, mas é o aprimoramento humano que pode trazer novas soluções aos velhos problemas encontrados em nossa sociedade. Dividir conhecimento não nos fará perder o espaço conquistado e sim abrir espaço para que possamos também evoluir e atingir outros níveis."

A educação é o caminho para obter qualidade de vida - Beer Rock Fest



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