Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

domingo, 25 de novembro de 2012

PROCESSO INDUSTRIAL LEAN APLICADO NA GESTÃO DE PRONTO SOCORROS

Adotada pela Toyota e demais montadoras a partir dos anos 50, a metodologia Lean começa a ganhar força nos hospitais brasileiros. A Rede D'Or São Luiz, São Camilo e o Albert Einstein estão usando o Lean ou criaram procedimentos semelhantes na tentativa de diminuir a lotação dos prontos-socorros e melhorar a gestão.



O sistema Lean pode ser comparado ao processo de uma linha de montagem, onde cada funcionário tem uma função específica que deve ser cumprida em determinado tempo. Não à toa, a Rede D'Or São Luiz inicia, no segundo semestre, uma campanha publicitária que associa o seu novo formato de atendimento às paradas para troca de pneus nas corridas de Fórmula 1, em que cada mecânico é responsável por uma função nos boxes das equipes.


A ideia central do Lean é eliminar o desperdício de tempo com a adoção de procedimentos bem organizados. Na área da saúde, em especial nos hospitais, esse é um dos maiores problemas. Segundo levantamento realizado pelo São Camilo, de São Paulo, do tempo total que um paciente leva para ser atendido no pronto-socorro, 70% é de espera e os outros 30% são efetivamente usados para realização de exames e atendimento médico. "Desses 70%, é possível dizer que 49% poderiam ser eliminados. Já os outros 21% agregam valor porque, apesar de o paciente também estar aguardando, é nesse intervalo de tempo que são realizados exames ou checagem de medicamentos", diz Carlos Campos, gerente de Lean do Hospital São Camilo.


A fim de acabar com esse desperdício de tempo, os hospitais estão aderindo a esse formato de trabalho mais sistemático. Um exemplo: no São Camilo, a prescrição de medicamentos é impressa diretamente na farmácia, com isso o médico não precisa caminhar até essa área do hospital para levar a receita médica. Essa simples medida resultou em uma economia de 63 segundos por atendimento, o que pode parecer pouco, mas como são realizados 20 mil atendimentos por mês, a produtividade do hospital cresceu 24%.

Outro exemplo é o São Luiz, também em São Paulo. Agora o médico é quem se dirige até a sala para atender o paciente. Após esse atendimento, o profissional vai para outra consulta e uma enfermeira ajuda o paciente, caso haja necessidade. A área de medicina diagnóstica do São Luiz também conta com um acompanhamento rígido e cada tipo de exame tem um determinado tempo para ser realizado. Caso esse tempo extrapole o padrão, uma equipe é acionada para detectar o motivo.

Como a área que mais sofre com o desperdício de tempo é o pronto-socorro (PS), o São Luiz mudou sua forma de atendimento. Segundo o hospital, o tempo médio de espera caiu de duas horas para 15 minutos. Foram instalados no PS vários boxes (salas) onde os médicos fazem uma primeira análise da situação do paciente. Com isso, o fluxo de pessoas aumenta e diminui o acumulo na sala de espera.

Apartamento - Hospital São Luiz - Unidade Jabaquara.

"O paciente é atendido por um médico que fica no box e faz uma análise inicial. Na sequência, ele é encaminhado para fazer exames, passar por um especialista ou já recebe alta. Em 90% dos casos no PS, o diagnóstico é simples", afirma Rodrigo Gavina, diretor-geral da Rede D'Or São Luiz, que aumentou em 10% o número de médicos. "Os boxes não têm uma mesa separando o médico e o paciente. Há uma maca para que o médico examine e toque o paciente. É importante o paciente sentir que está sendo atendido e não parado na sala de espera", acrescenta o médico Jorge Moll, presidente da Rede D'Or São Luiz, que batizou a nova metodologia de "Smart Track".



A Rede D'Or São Luiz, cujo sócio é o BTG Pactual, está investindo R$ 50 milhões para instalar os boxes em seus 32 hospitais. Esse investimento foi motivado pelos bons resultados obtidos em dois hospitais paulistanos. Na unidade Anália Franco, o número de atendimentos no pronto-socorro aumentou 21% já no primeiro mês de implantação (outubro), e no Itaim, onde o modelo foi adotado em abril, o crescimento mensal foi de 18,1%. "O faturamento do Anália Franco teve alta de 40% por causa do aumento no pronto-socorro e, consequentemente, nas demais áreas do hospital", disse Moll. Antes da adoção desse novo formato, 3% dos casos registrados no pronto-socorro viravam internação. Com o Smart Track, esse percentual aumentou para 9%.

No Albert Einstein, o Lean começou a ser implementado em 2009 em várias áreas e o tempo de espera no pronto-socorro caiu cerca de 30%. "Tentamos eliminar etapas que não agregam valor e muitas vezes são simples, como pedir para o paciente preencher um cadastro duas vezes", afirma Éderson Pereira de Almeida, gerente de melhoria de processos do Hospital Albert Einstein.

Essa queda no tempo de espera está dentro da expectativa dos especialistas na metodologia. Segundo Christian Gut, consultor de Lean da Vista Consulting, os hospitais conseguem reduzir entre 30% e 50% o tempo de espera. "Há muita gordura que pode ser eliminada. Alguns exemplos simples: preenchimento de formulários por mais de uma vez, repetição de exames e a própria sala de espera que gera custos para o hospital", diz Gut. "A área da saúde tem muita movimentação de pessoas, como colaboradores e pacientes. Isso faz com que seja fácil ter desperdício", complementa Gustavo Campana, sócio da consultoria Formato Clínico que acaba de fechar uma parceria com a Ótima Estratégia e Gestão, especializada em Lean, para prestar serviços para laboratórios de medicina diagnóstica.

O Lean tem sido uma ferramenta importante para reduzir o tempo de espera dos pacientes, mas não representa uma solução definitiva para a lotação nos hospitais.

O São Camilo, o primeiro hospital brasileiro a adotar o Lean, é uma prova. Essa metodologia foi implementada em seu pronto-socorro há cerca de dois anos. De lá para cá o tempo de espera caiu significativamente. Antes, o pronto-socorro ficava lotado de quatro a cinco horas por dia. Hoje, esse período de pico baixou para duas horas, em média, e o paciente aguarda aproximadamente uma hora e meia para ser chamado. Está longe dos 15 minutos do São Luiz, que acaba de adotar um sistema de atendimento metódico.

Isso acontece porque muitas pessoas já sabem que o pronto-socorro do São Camilo não é tão cheio e migram para lá, o que eleva a demanda. Além disso, há um crescimento natural no mercado. Nesses dois anos, o número de pacientes no São Camilo dobrou. O investimento na ampliação das estruturas tem de ser constante, para que os ganhos da metodologia sejam mantidos.

TREINAMENTOS:


1-   www.lean.org.br


2 - Workshop Lean Hospitalar




A UBQUnião Brasileira para a Qualidade, com apoio da Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, convida todos os Hospitais, Clínicas e demais instituições e serviços de saúde para participarem do Workshop Lean Hospitalar.


A filosofia LEAN é uma forma enxuta e simples de pensar, utilizando métodos e ferramentas, com foco na eliminação de todas as formas de desperdícios por meio do completo envolvimento das pessoas. O LEAN representa economia de recursos e otimização de processos, tornando as instituições que o adotam mais eficientes, gerando maior qualidade e rapidez no atendimento.

|Objetivos do workshop|

Demonstrar casos práticos de sucesso de Lean Hospitalar com resultados concretos que reduziram os processos internos e aumentaram a produtividade e a qualidade dos serviços prestados;

Apresentar o resultado do Programa LEAN Hospitalar 2012, com apresentação dos projetos, que teve melhoria e otimização dos processos nos Hospitais participantes e lançar o Programa Lean Hospitalar 2013.


GESTÃO HOSPITALAR COM SISTEMA TOYOTA É TENDÊNCIA MUNDIAL.
Para José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil e uma das maiores autoridades do mundo em Sistema Toyota, os conceitos Lean vêm despertando enorme interesse em instituições hospitalares de diversos países, como EUA, Reino Unido, Austrália, entre outros.

Fonte: Valor Econômico


Beer Rock Fest: Por mais qualidade e eficiência no atendimento hospitalar.

SUSTENTABILIDADE E O CONCEITO LEAN



O termo sustentabilidade tem sido cada vez mais a tônica nas empresas e instituições no mundo todo. Isso porque as constantes intervenções do ser humano na natureza tem se demonstrado desastrosas. Outro fator é a preponderante vertente financeira que tem sido motivo de repugnância no mundo todo, após os escândalos de 2008 envolvendo a Enron e a Worldcom. A sustentabilidade tem que ter como premissas básicas ser:

Socialmente justa.
Financeiramente viável.
Ambientalmente correta.

Essas são crenças que tendem a viabilizar a perenidade do ser humano na face da terra.

O mundo empresarial, passa a entender que não pode mais ignorar o seu entorno, seus colaboradores e a maneira como estamos agredindo o meio ambiente. Deixam de utilizar os valores como simples fachada, para verdadeiramente vivenciar o significado deles. As empresas passarão a escolher seus executivos cujo perfil estará intimamente ligado a estas questões, como se os valores e os novos conceitos estivessem no seu próprio sangue. As instituições têm sido mais cuidadosas como mostra o anúncio desta semana do Conselho Monetário Nacional (A Resolução 3792 do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicada em 29 de setembro de 2009, obriga as fundações a mencionar em suas políticas de investimento se vão ou não adotar padrões de responsabilidade socioambiental. “Esta é mais uma demonstração da seriedade com que o assunto está sendo tratado no mundo financeiro.”).
Hoje o termo sustentabilidade está muito presente na construção civil, considerado o setor vilão com relação aos danos provocados à natureza e aos constantes acidentes de trabalho com seus colaboradores. No Brasil, a resolução CONAMA 307, tem forçado os municípios às práticas sustentáveis, exigindo simultaneamente que os entulhos gerados pela população em geral e pelas construtoras tenham um sistema de gestão que garanta o mínimo de impacto ambiental. A resolução trata desde a redução do uso como do descarte adequado dos resíduos gerados. Existem vários órgãos internacionais certificando as construções que privilegiam as praticas sustentáveis. Contudo, estas praticas tem aumentado os custos da construção, motivo dos construtores se apresentarem avessos a estas práticas. É justamente neste contexto que o conceito lean auxilia e age como conceito complementar, reduzindo os grandes e conhecidos desperdícios encontrados na construção civil. Hoje estes desperdícios giram em torno de 30 a 40% em termos de materiais e mão de obra, significando entre 10 a 15% em termos de custo da construção. Assim sendo, o uso do conceito lean auxilia na compatibilização dos custos e viabiliza a aplicação do conceito sustentabilidade.O termo lean, sempre visto com mais presença nas indústrias, vem avançando nos mais variados segmentos.



 O conceito introduzido pela Toyota nos idos de 1945 tem encontrado adeptos em todas as áreas devido ao forte apelo sistêmico de redução dos desperdícios, racionalização dos processos e conseqüentemente produtividade.

Afinal, por que Lean?
Esta é uma pergunta que somente quem está praticando efetivamente sabe responder com propriedade. Lean é uma filosofia de trabalho. Um conjunto de novos conceitos de gestão operacional, que tem por trás de cada conceito, um conjunto de ferramentas que melhor se adapta a cada processo.

Apesar de muito divulgado na mídia, a maioria pratica o Lean de forma segmentada, mais por uma questão de modismo do que por convencimento próprio. Poucas pessoas nas empresas compreendem das bases aos pilares que sustentam o processo todo. 

Sabemos que todos os processos têm suas acomodações e, portanto, seus desperdícios. Desperdícios que, por sinal, não são pequenos. Pois bem, o conceito Lean prega a eliminação obstinada de todas as formas de desperdícios, fazendo com que o processo opere de forma enxuta, atendendo somente o estímulo do cliente, e de forma nivelada, produzindo uniformemente todos os dias, mantendo altos níveis de qualidade e segurança.

É por esta razão que lean e sustentabilidade têm sua complementaridade, pois num mundo sustentável, precisamos de forma disciplinada, reduzir o consumo de materiais retirados da natureza, minimizando portanto o impacto ambiental. As empresas no entanto são chamadas a inovar com lean, pois somente assim poderemos levar ao mínimo os impactos hoje colocados na natureza.

Fonte:
 www.gpsvale.com.br

Beer Rock Fest - Por mais ações sustentáveis  no setor empresarial e equilíbrio sócio ambiental.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

BOAS PRÁTICAS NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO


A sugestão é que as boas práticas no atendimento ao cidadão, em serviços públicos, sejam previstas em lei no Município de Caçapava.




As medidas para melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão devem ser obedecidas por todos os órgãos da administração pública direta ou indireta, bem como por particulares que atuem mediante concessão, permissão, autorização ou qualquer outra forma de delegação por ato administrativo, contrato ou convênio.

O atendimento ao usuário de serviços públicos na administração municipal, deve seguir princípios como a proteção e defesa dos usuários, a dignidade, boa-fé, transparência e eficiência da administração municipal.

Também deriam ser legalizados, aspectos como a confidencialidade e sigilo (quando solicitado pelo usuário), bem como a responsabilidade (do servidor) por suas ações e decisões. O objetivo é a “busca pela constante melhoria do atendimento”.

"Caçapava precisa mudar para ser eficiênte" Beer Rock Fest

sábado, 17 de novembro de 2012

NEGÓCIOS SOCIAIS

A mistura de geração de renda com sustentabilidade é o chamado negócio social, termo cunhado pelo economista e professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz de 2006.

Negócios Sociais são empresas que visam, além do lucro, trazer desenvolvimento social e ambiental para a sociedade.
São elas que, através da sua atividade principal (core business), oferecem soluções para problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado.




O que caracteriza um negócio social?
  • Vende um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda;
  • Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações;
  • Apresenta inovação no modelo de negócio (por exemplo, no modelo de distribuição, no produto ou serviço, no sistema de precificação);
  • Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente;
  • Há comprometimento do empreendedor e sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.

Como geram impacto social?

  • Atendem necessidades básicas da base da pirâmide (acesso a serviços básicos como saúde, habitação e educação a baixo custo e alta qualidade);
  • Possibilitam acesso a produtos e serviços que melhoram a produtividade ou reduzem os custos de transação da população de baixa renda (como serviços financeiros, tecnologias que aumentem a produtividade de pequenos empreendedores, entre outros);
  • Incluem pessoas marginalizadas na cadeia de valor, como fornecedores ou produtores, de forma que a inclusão é necessária para a operação do negócio.

Como negócios sociais se diferenciam de:
  • Negócios tradicionais: por terem a finalidade de gerar impacto social e o comprometimento com a melhoria de qualidade de vida do público alvo.
  • ONGs tradicionais com atividades de geração de renda: por serem sustentáveis financeiramente e terem alto potencial de escala. Diferente de ONGs com geração de renda, em um negócio social o produto ou serviço que gera impacto social é o mesmo que gera renda para a organização.
  • Empresas com ações de responsabilidade social: por terem um modelo integrado, no qual o impacto social está no centro da operação do negócio, não marginal a ela.
  • Empresas que vendem para as classes CDE: por terem comprometimento em desenvolver produtos e serviços que realmente atendam às necessidades básicas dessa população, e melhorar a sua qualidade de vida de forma inovadora.

    Veja alguns casos bem sucedidos de Negócios Sociais no Brasil.

    Negócios Sociais (vídeo do Globo Cidadania)
    http://redeglobo.globo.com/globocidadania/videos/t/acao/v/negocios-sociais-integra/2245499/

    Links para exemplos de negócios Sociais:
    http://negociossociais.com/conteudo/?page_id=19

     
    Sementes de Paz – www.sementesdepaz.com.br/

    A empresa pratica o comércio justo de alimentos criando pontes entre produtores e consumidores. Desta forma, garante para seus consumidores o acesso a alimentos orgânicos a preços justos, e para os produtores parceiros um canal de comercialização pautado pelo respeito e pela transparência. 


    Solidarium – www.solidarium.com.br

    Empresa de Comércio Justo que atua com uma rede de criação, produção e distribuição de produtos por meio de grandes redes varejistas, como Walmart e Tok&Stok, em todo o território nacional e nos EUA. Sua missão é combater a pobreza promovendo o acesso a mercado para micro e pequenos produtores de comunidades de baixa renda em todo o Brasil.


    Três passos fundamentais para investir em negócios sociais

    O sucesso do investimento sustentável em negócios sociais deve se basear em três passos básicos: priorizar motivos racionais para se engajar na causa; definir uma estratégia de atuação e escolher um plano de ação adequado para executar o projeto.

    As premissas fazem parte de um estudo realizado pelo Escritório Pacto Global da ONU em parceria com a Rockefeller Foundation e lançado durante o Fórum da Sustentabilidade Empresarial, na Rio+20, no dia 17 de junho.


    O documento, batizado de “Um modelo de trabalho para a ação: empresas sociais e investimentos de impacto”, organiza os três fatores-chave para empresas, governos e investidores interessados a atuar no setor. A primeira etapa é identificar e priorizar objetivos racionais que levem a empresa a investir em um negócio social no longo prazo. “Com investimento na infraestrutura local, empresas sociais bem administradas vão desfrutar de chances melhores de ter sucesso comercial e vão apresentar melhores oportunidades de investimento”, diz o documento. 


    Em seguida, é necessário entender as características únicas de cada estratégia de negócio e adotar a que melhor se encaixa nos objetivos do investidor. “Os investidores têm a opção de fazer um plano agressivo no curto prazo na esperança de ter ganhos maiores no futuro. Por outro lado, eles podem adotar uma estratégia de investimento mais conservadora, com aportes de recurso menores e desenvolver os projetos em um espaço de tempo maior com o objetivo de testar os mercados e aprender durante a execução do projeto.” 

    Por último, é necessário definir quais estratégias vão fazer o seu projeto avançar nos objetivos definidos. O documento lista, então, uma série de formatos de aporte de recursos, que vão desde incubadoras e investimento de fundos de capital semente, até títulos emitidos por instituições financeiras. 

    Números
    Segundo o estudo, os empreendimentos sociais têm o potencial de atrair US$ 12 bilhões em investimentos pelos próximos anos. Se realizados por grandes corporações e investidores, esses aportes teriam a capacidade de gerar 100 mil startups sociais.

    Dados do JP Morgan da Fundação Rockefeller estimam que o mercado ofereça potencial para receber aportes de US$ 400 bilhões a US$ 1 trilhão nos próximos dez anos.





    Responsabiliadade Social das Empresas:

    Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos.

    Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.

    No Brasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial.


    Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão responsável pelo desenvolvimento do ISE. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

    O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

    "Caçapava deve prioriar atrair empresas 
    ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas". Beer Rock Fest

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Conheça o primeiro Centro Cultural totalmente incentivado pela Lei Rouanet, em municípios com até 100 mil habitantes.

No ano de 2011, é inaugurado o centro cultural da cidade Entre Rios do Sul - RS  o primeiro da região, resultado de muito esforço e dedicação da comunidade, da prefeitura, de instituições regionais e da Tractebel maior empresa privada de geração de energia elétrica do Brasil, e patrocinou o projeto com base na Lei Rouanet: este é o primeiro centro cultural totalmente incentivado pela Lei Rouanet, em municípios com até 100 mil habitantes.

Maquete do Centro Cultural

Veja como ficou a disposição física do espaço no Centro Cultural, integrando os vários ambientes.


Organização do Espaço Físco


O Centro de Cultura se transformou numa espécie de usina do conhecimento e sustentabilidade para a preservação do meio ambiente; resgata a história do município e vizinhanças, dá ênfase a valorização dos costumes e tradições locais; abriga a difusão de arte, literatura e cursos profissionalizantes; e oferece oportunidade de geração de renda. Ações fundamentais para evitar o êxodo rural e urbano, principalmente entre jovens na região de Entre Rios do Sul - RS.




O Centro conta com um museu, biblioteca, espaço para exposições e para inclusão digital e ainda um auditório para cinema e teatro com capacidade para 150 pessoas.


Espaço Multifuncional - Auditório,Teatro e Cinema


O que um Centro de Cultura tem?

Museu, Cinema, Teatro, Dança, Cultura, Inclusão Digital, Literatura e Cursos Profissionalizantes. São inúmeras oficinas a disposição da população que trazem a certeza de preservar os valores histórios e promover os novos. 


Biblioteca e Inclusão Digital



Missão
  • Promover o convívio comunitário para livre expressão de manifestações culturais e difusão de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
Visão
  • Ser o centro de cultura de referência na região.
Valores
Preservação da cultura, desenvolvimento regional sustentável e acesso ao conhecimento.


Objetivos principais
  • Promover a cultura junto à comunidade da região, com foco na valorização dos costumes e tradições locais.
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e digital, a geração de emprego e renda e a redução do êxodo rural e urbano, principalmente entre os jovens.
  • Concentrar em um único empreendimento os mais diversos espaços de convívio comunitário, para todo e qualquer tipo de manifestação cultural, tais como artes cênicas, artes plásticas, apresentações de dança, shows musicais e reproduções cinematográficas.
  • Tornar-se um empreendimento economicamente sustentável, com um programa estruturado de geração de receita e controle de custos.

Objetivos específicos
  • Contribuir para a capacitação profissional da população.
  • Contribuir para o incremento da receita da cadeia produtiva de setores da economia local, como educação, turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e outras relacionadas a eventos culturais.
  • Priorizar a mão de obra local para o exercício remunerado ou voluntário de atividades no Centro.
  • Propiciar debates, oficinas e cursos sobre a sustentabilidade regional, em suas vertentes socioeconômica e ambiental, incluindo o fomento a escolas profissionalizantes e universidades da região.
  • Fomentar a pesquisa, o registro e a preservação das práticas socioculturais, valorizando a diversidade e o combate à discriminação.
  • Promover o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões brasileiras.



"Isso mostra como é possível investir no sonho das pessoas". 


Muito mais cultura para Caçapava - Beer Rock Fest.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

APLICATIVOS PARA CONTROLE POLÍTICO


Agora que se passaram as eleições, temos que exercer a nossa cidadania! Seguem alguns apps para te ajudar com esta tarefa:


Transparência
Gratuíto: iOS



Com este aplicativo você pode consultar os dados dos candidatos antes e depois de qualquer eleição no Brasil. Com dados do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, você tem acesso a informações bastante interessantes! E o melhor! Você pode denunciar um candidato diretamente do aplicativo!

1746 Rio
Gratuíto: iOS Android



Focado completamente na solicitação de serviços para a prefeitura do Rio de Janeiro, este aplicativo deveria ser copiado para todas as cidades do Brasil. Tem buraco na tua rua? Luz quebrada? Buraco!? O que for, você pode enviar uma foto com a localização exata do problema e um texto descrevendo o ocorrido, agilizando o atendimento e reduzindo custos de atendimento!
Poderia servir de base para algum programador criar um app com essas características para Caçapava. Alguém se habilita?

Dicas
Gratuíto: iOS



Com um nome não muito sugestivo, este aplicativo traz a hierarquia completa de nossa estrutura governamental. Você navega por exemplo do nível mais alto como o Poder Judiciário, até o nome, telefone e email de quem trabalha lá! Encontre quem quiser através de uma busca e envie um email para receber dicas de políticas públicas.


Brasil em Cidades
Gratuíto: iOS Android



Descubra mais sobre o as cidades do Brasil. Este aplicativo bastante completo e simples de usar, te traz todas as informações gerais das cidades do Brasil – nome do prefeito, partido, telefone, tamanho da cidade, população, saúde, educação e muito mais. Seria muito interessante se criassem uma maneira de comparar uma cidade com outra pois alguns números como 0,67 de Educação não me diz muito isoladamente.


Fonte: Folha de S.Paulo - Caderno TEC


Exerça sua cidadania!
Beer Rock Fest.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Caçapava vai poder auxiliar estado a traçar perfil de cidades da RM Vale e Litoral

Moradores poderão sugerir e acompanhar planejamento regional.

Questionários estarão disponíveis de segunda-feira (12) a 30 de novembro.


Um projeto do governo do Estado de São Paulo irá contar com a participação dos moradores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para criar um perfil socioeconômico de cada cidade e assim planejar o desenvolvimento regional. A população pode participar sugerindo oportunidades e até mesmo obstáculos para o crescimento.

A consulta pública sobre o potencial de desenvolvimento estará disponível virtualmente a partir da próxima segunda-feira (12). A população irá responder três questionários sobre atividades econômicas, potenciais de desenvolvimento e sobre o que acredita a região ter de vantagem para gerar desenvolvimento regional.


De acordo com o secretário de desenvolvimento metropolitano, Edson Aparecido, o objetivo é envolver a população com as ações de planejamento regional. “Não é só mais o poder público e a sociedade civil organizada. Queremos chegar no cidadão para que ele também opine quais os potenciais e problemas”, explica.

A pasta também acredita que a aproximação com os moradores traga mais transparência ao processo de desenvolvimento regional. “A ideia é fazer com que esse processo seja transparente tanto no sentido da população opinar quanto no sentido dele acompanhar o que sugeriu e foi acatado pelo poder público”, afirma.

As informações coletadas neste questionário somadas ao diagnóstico já feito irão constituir um material chamado de Unidade de Informações Territorializadas, a UIT. “É um perfil de cada unidade na região metropolitana, uma ferramenta de informação que auxilia no planejamento de desenvolvimento regional”.


A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte será a primeira região a ter a UIT depois da Grande São Paulo. O material deve ser desenvolvido e entregue até fevereiro de 2013. A UIT deve ser estendida às demais regiões metropolitanas posteriormente.

Além das pesquisas, os moradores terão informações, dados e características específicas de cada sub-região, como aspectos demográficos,econômicos, sociais, urbanos e ambientais. Poderão ser acessados também quadros de referência contendo as atividades econômicas presentes e estáveis na Região e, ainda, as atividades econômicas com potencial, além das ameaças, oportunidades e vantagens competitivas da mesma.

A consulta pública, que será virtual, funcionará de segunda-feira (12) a 30 de novembro. O prazo pode ser prorrogado caso o governo avalie necessário. Na segunda, o endereço será disponibilizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.

"Uma ótima oportunidade para a população participar e opinar sobre as expectativas de futuro que pretendemos para a nossa cidade".  (Beer Rock Fest)


Fonte: http://g1.globo.com vale e região
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...