Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

Doce de Taiada

TAIADA



A Taiada é um doce típico da cidade, feito de melado de cana, farinha de mandioca e gengibre. De origem portuguesa, a Taiada era usada antigamente como adoçante para o café, pois o açúcar era muito caro. É um doce tão Caçapavense, que quem nasce aqui é conhecido como "Taiada”. 

O Sr. José Geraldo Ramos, já falecido, foi um grande "taiadeiro", que aprendeu a arte com seu avô. Seu bisavô, de origem portuguesa, ao chegar no Brasil já produzia a Taiada para servir de adoçante para o café.


A PRODUÇÃO DA TAIADA

 

  •  A primeira fase é a moagem da cana, para extrair a garapa.
  • Durante a tiragem da garapa o fogo já deve estar preparado. A garapa é então derramada em um tacho de cobre por volta de 60 litros, que renderá de 45 a 50 taiadas.
  • A garapa aos poucos vai engrossando até virar melado, que pode ser utilizado como grande arma medicinal. Com apenas uma colher de sopa por dia pela manhã previne-se várias doenças, como a gripe, bronquite e outras. 
  • Assim que o melado engrossa passa-se para a tiragem do "ponto", que consiste em colocar um pouco do melado grosso em uma cumbuca com um pouco de água. Se aquele pouco de melado grosso, ao ser jogado na água virar uma "balinha de açúcar", está na hora de "descer", isto é, tirar o tacho do fogo e colocá-lo em uma mesa mexendo sempre e adicionando a farinha de mandioca e o gengibre, até chegar ao ponto certo (também podem ser adicionados amendoim e abóbora).
  • Virar o doce em fôrmas próprias, onde estará pronto após 5 minutos. A Taiada dura aproximadamente de 10 a 20 dias. A época de alta da Taiada vai de maio a agosto, com uma venda de aproximadamente 200 Taiadas por semana (nos outros meses vende-se 50 por semana).

....................................................................................................................................................................

Sabores de Caçapava - Beer Rock Fest


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...