Sugestões pelo e-mail: beer.rock.fest@hotmail.com

Farofa de Içá

Formiga Fêmea : Içás

Outubro está chegando e com ele a revoada de içás.
Caçapava está no calendário e é grande a movimentação de crianças e adultos. Como bandos de passarinhos correm às ruas, vilas e zona rural à procura da saúva que se reproduz nessa época do ano.
O bom é apanhá-las nos formigueiros. Devem ser colocadas em uma vasilha com água para tirar-lhes os ferrões, as asas e os membros. Depois de limpas, são torradas com sal e gordura.

Hoje virou tira-gosto ou ingrediente principal da farofa de içá, um dos quitutes mais valorizados do Vale do Paraíba e região do fundo do Vale, segundo Ocílio Ferraz, da Fundação Nacional do Tropeirismo, em Silveiras.
A procura pelas içás é muito grande. O litro (na lata) é vendido a dez reais. Aos sábados, pelo mês de outubro, pessoas da roça vendem içás, na feira, em tigelinhas ou potinhos de margarina.

O caviar do Vale do Paraíba, segundo o escritor Monteiro Lobato, é hábito que veio dos índios, mas o fato é que é grande a sua apreciação, o que faz parte do nosso folclore, presença viva, principalmente em nossa Caçapava.

Fonte: Folclore em Caçapava


A Formiga

Formiga Saúva Limão
Saúva é designação comum às formigas, especialmente as do gênero Atta, da família dos formicídeos, que conta com cerca de duzentas espécies. Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo. No Brasil, são uma das mais importantes pragas agrícolas.


A içá, tanajura, como é conhecida a rainha e bitu, sabitu os machos, revoam em dias claros do começo da estação chuvosa, após a rainha ser fecundada inicia novo sauveiro. Traz, no aparelho bucal, uma bolota de fungo de seu formigueiro natal e a regurgita no novo sauveiro.

Formiga Macho: Bitú

Essa espécie de formiga, era consumida pelos índios brasileiros fritas em salmoura e misturadas com farofa.
Essa tradição foi passada para os sertanejos e tropeiros, o quais ainda nos dias atuais não deixam a tradição ser exterminada.



Farofa de Içás


Modo de Fazer:

Limpam-se as içás das perninhas e cabeças. 
Em seguida, põe-se de molho em água e sal por cerca de 1/2 hora. 
Escorre-se bem e leva-se ao fogo, em frigideira com gordura mexendo-se sempre para não queimar. 

Quando estiverem bem torradas,acrescenta-se farinha de mandioca, mexendo-se sempre, resultando a farofa, ja pronta para ser comida acompanhada de café. 

Se quiser, coloca-se em pequeno pilão, juntando-se farinha a gosto, daí resultando uma paçoca de içás.

Acompanha uma bela Cerveja gelada.


Tradições de Caçapava - Beer Rock Fest
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...